segunda-feira, 29 de abril de 2013

Festival Latino Americano de Instalação de Softwarte Livre - FLISOL São Luís 2013

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre  FLISOL São Luís 2013.

Aconteceu no último sábado (27/04), o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre - FLISOL São Luís 2013, na Universidade Ceuma Renascença. O evento foi realizado com a parceria do Projeto Software Livre no Maranhão - PSL/MA e a Universidade Ceuma, através do Profº Sérgio Martins, Coordenador de Sistema de Informação. 

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América-latina de digulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4o. sábado de abril de cada ano.

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em casa país/cidade/localidade), organizam simultâneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.


Aqui em São Luís, o evento teve mais de 150 pré-inscrições e teve a participação de professores, alunos de várias instituições e profissionais da área de informática.

Após o credenciamento, tivemos a abertura do evento com o Profº Sérgio Martins que disse: "que é muito bom ser parceiro do Projeto Software Livre do Maranhão - PSL/MA e através dela cediar o FLISOL nos últimos três anos". 

A primeira palestra do dia foi "O uso do Software Livre na casa família rural de Primeira Cruz", ministrada por Ernane Cacique de New York Junior,  demonstrando a experiência de inclusão digital com software livre no Maranhão.

A segunda palestra foi "Contribuir com ubuntu é para Seres Humanos", ministrada pelo Gedson Rios, líder da comunidade UBUNTU no Maranhão. A palestra serviu para mostrar a platéia como podemos ser voluntários em alguma comunidade de Software Livre no mundo, ou seja, como tradutor, design, programador ou qualquer outra atividade necessária.

A terceira e última palestra do dia foi a do Profº Nilson Costa - UFMA com o tema "Softwares Livres aplicadas à Educação à Distância - EaD, mostrando que a maioria dos softwares usados nesse ensino são livres. Muito interessante a palestra, Nilson nos disse que "o ensino à distância existe a muitos séculos! O primeiro meio de ensei à distância foi o livro".

No final da manhã para encerrar as atividades matutinas, realizamos o momento PSL/MA, onde falamos do FISL 14 e estaremos organizando a 1ª Caravana de São Luís rumo ao FISL.

Durante a tarde tivemos 4 minicursos simultâneos com uma média de 25 participantes, a saber:
  • Audacity: Free Audio Editor, instrutor Ernane de New York Jr
  • Arduíno: teorias e aplicações, instrutor Will Almeida
  • Descobrindo o PHP, instrutor Antônio Rabelo
  • Ferramentas para desenvolvimento de jogos para Android: linhas gerais, instrutora Luciana Fortes.
Todas as oficinas foram excelentes, mas a mais concorrida foi a de desenvolvimento de jogos, o que já era esperado pela organização do evento.
 
A última atividade do FLISOL São Luís 2013, foi o filme "Revolution OS", ele narra o surgimento do Movimento Software Livre, ao final tivemos uma excelente explanação do Bruno Rogens, Mestre em Ciências Sociais e Militante do Movimento do Software Livre.

Ano que vem tem mais FLISOL!

Se você perdeu esse ano, não perca em 2014!